loopinfinito
Voltar aos posts
educação

Por que decidi criar um blog?

O primeiro site que eu desenvolvi foi uma página clone do Netflix. A partir deste dia eu percebi que através da programação eu poderia criar o que eu quisesse dentro da internet. Para isso eu só precisava estudar.

3 min
Yale Araújo

O meu primeiro site

O primeiro site que consegui desenvolver quando estava aprendendo a programar foi uma página clone do Netflix.

Eu me lembro a sensação de felicidade que senti ao ver a página funcionando. Ao mesmo tempo, eu também entendia o poder que eu tinha de criar algo que outras pessoas poderiam ver.

Netflix Clone

A partir deste dia eu percebi que através da programação eu poderia criar o que eu quisesse dentro da internet. Para isso eu só precisava estudar.

Processo de aprendizagem

Quando eu era aluno de engenharia na UFRN, eu sempre procurei entender porquê alguns alunos se destacavam. E eu me perguntava: o que eles fazem de diferente?

Com algum tempo eu percebia que a maior parte deles estudava antes e depois tirava as dúvidas dos colegas que ainda estavam com dificuldades.

Então eles faziam a mesma questão 4,5 ou mais vezes, assim reforçavam o conteúdo cada vez que explicavam para alguém diferente.

Outra situação que ocorreu ainda quando eu estava na faculdade, eu admirava muito intelectualmente o professor de Cálculo 3, ele tinha formações em Física e Química, laureado, mestre e doutor, e ainda por cima bem jovem.

Uma vez eu perguntei para ele:

Professor, como você estudava? Você tem 2 formações, foi o laureado da turma...

Ele me respondeu:

Eu gostava de estudar antes, assim quando chegava na aula eu já tinha entendido o conteúdo, só tirava as dúvidas.

Refletindo nisso, eu percebi que os alunos que se destacam estudam normalmente antes que os demais. Com isso, cada vez que discutem com alguém diferente o assunto, eles revisam o conteúdo e mais afiados ficam para a prova.

O blog

Desde a época que descobri o potencial que a programação me proporcionava, eu sempre quis produzir algo meu, do jeito que eu queria: design minimalista, poucas cores, simples.

Assim eu uni a vontade de criar algo meu com a vontade de compartilhar aquilo que eu estudava/aprendia.

Um blog é uma ótima forma de compartilhar conhecimento, então este seria não só a minha maneira de demonstrar o que eu aprendi, mas também de reforçar o conhecimento adquirido.

Para mim não há forma melhor de reforçar o conhecimento adquirido do que compartilhando com outras pessoas. Isto é o que eu vi que funciona.

Outro benefício do blog é a capacidade de ser encontrado na internet: por meio de posts, eu posso ser encontrado por pessoas que estão procurando por informações sobre o assunto. Uma ótima maneira de fazer networking.

Conclusão

Além de ser o resultado de um desejo muito antigo de criar algo meu, este blog é uma continuação da minha jornada de aprendizagem.

Eu acredito firmemente que a melhor forma de aprender é ensinando o que se sabe.